O que leva você a comprar um livro?

Recebi através de um RT no Twitter e achei muito interessante.
Decidi participar.
Aqui estão as perguntas.
Do site Livros e Afins

"O que leva você a comprar um livro?"


Uma coisa que eu aprendi com a minha mãe, incentivadora assidua da leitura. Junto com a minha vontade de montar uma estante repleta de títulos, que valham a pena, serem guardados. Ter a liberdade de ler e reler quando tiver vontade. 
O fato de ter sido indicado por um amigo? 
Complementando, comprar um livro indicado por amigos é uma prática recente, depois de alguns títulos encalhados em minha estante, comprados sem jamais terem sido lidos, por serem chatos demais. Ter uma opinião ajuda a não comprar no escuro.
A qualidade da capa? 
Não importa que digam que uma boa capa vende bem, para quem compra livros uma boa capa pode ser uma cilada e uma capa sem atrativos nem sempre esconde uma história ruim, então a qualidade da capa HOJE em dia não é algo importante. Só um plus da interpretação de um designer sobre a obra. 
Uma edição bem feita? 
Isto é primordial, quando abrimos um livro e seu visual interno nos parece cansativo, geralmente o deixamos de lado. Este é um ponto que eu realmente me importo. E uma verdadeira implicância, nunca gosto de comprar a 1ª Edição por achar que ainda passam falhas, revistas nas demais.
A tradução? 
Isto sim é um verdadeiro problema, tenho feito este exercício últimamente com títulos em inglês, e a coisa toda me deixou de cabelos em pé. A tradução por vezes não é lá muito fidedigna o que me deixa bem desconfiada de algumas editoras em especial.
O fato de já conhecer outros trabalhos do autor?
Isto é um erro. Um autor de uma boa saga nem sempre escreverá outros títulos igualmente agradáveis. Definitivamente não.
Ou o simples prazer de ir a uma livraria e adquirir um volume? 
Este é um bom motivo, adoro passar horas na livraria. E sair com bolsas cheias de livros. 
Por outro lado, você consegue ler todos os livros que adquire?
Hoje depois de tantos livros comprados e doados ou esquecidos na estate, só compro livros que realmente lerei. Então sim eu consigo.

 Posso dizer então que a coisa que me leva a comprar o livro, é ter certeza de que lerei uma boa história. Algumas vezes levando em conta a indicação de um livro, referencia em blogs e sites literários, edição, padrao de tradução de algumas editoras. Mas definitivamente não há como se guiar através de um trabalho anterior do autor, a qualidade da capa ou o simples fato de ser uma compulsiva por livros.
 Uma boa história e afinidade com o tema central do livro definitivamente me levam a comprá-lo. 


Comentários

  1. Assim como você foi influenciada por sua mãe, eu fui pelo meu pai e acho que os atos deles, em um país de tão poucos leitores, foram atos de heroísmo que mudaram nossas vidas e nos tornaram pessoas com uma visão mais ampla e menos fúteis das coisas, porque a leitura nos remete a esta mentalidade.

    Concordo quando fala sobre um autor específico, autores estão sujeitos a erros e acertos e nem sempre os escritores de um best seller conseguem atingir o que atingiram, muitas vezes escrevem sob pressão e isso impossibilita uma repetição de sua obra de arte.

    É por este motivo que opto pelos autores novos, sem muitas pressões e pretensões e que se esforçam para divulgar um trabalho não reconhecido e pouco remunerado por aqui.

    Parabenizo sua participação e se quiser conferir a minha, está convidada.


    http://escritoslisergicos.blogspot.com/2011/04/o-que-leva-voce-comprar-um-livro.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem, bem analítica. Eu também fui muito incentivada pela minha mãe.

    ResponderExcluir
  3. Sorte de quem tem alguém que possa mostrar o caminho das letras, não é? Abraço e boa páscoa

    ResponderExcluir
  4. Oi

    Eu acho que você se focou mais em falar sobre "o que não te faz comprar um livro" do que o contrário, lendo acabamos vendo as coisas que te impedem de comprar, explorou pouco os motivos que realmente lhe fazem comprar, mas deu pra entender o que você quis dizer.

    Um Abraço

    @anakint

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas